O girassol é uma planta com caule reto e grosso, centro marrom e lindas pétalas amarelas. É uma das flores favoritas para fins ornamentais, devido à sua cor e elegância. Mas, além de sua beleza, ela oferece vários benefícios e usos.
Helianthus annuus, o nome científico do girassol, é nativo da América do Norte, mas agora é produzido em muitos cantos do mundo, devido à sua versatilidade. Ele pode sobreviver a uma ampla variedade de condições ambientais, mas cresce melhor em sol pleno. É uma planta anual, o que significa que germina, floresce e morre em um ano. Ela pode crescer até 3 metros de altura, desde que as condições adequadas de crescimento sejam atendidas.
Usos do girassol
Além de ser uma parte essencial da dieta de animais e insetos que extraem seu pólen, os girassóis – especialmente suas sementes – são uma importante fonte de alimento para aves e animais de fazenda, como galinhas, porcos e vacas.
Elas também são usadas na fabricação de certas tintas e vernizes, pois contêm pigmentos amarelos que podem ser extraídos sem alterar sua cor.
Outro uso, porém mais conhecido, é a produção de óleo comestível, uma fonte de gorduras insaturadas saudáveis para o coração e vitamina E com propriedades antioxidantes. Devido à sua baixa cor, é uma importante fonte de energia e nutrientes. Ele é considerado «premium» devido à sua alta qualidade.
Seu uso como combustível alternativo para motores a diesel, uma alternativa mais sustentável e ecologicamente correta aos combustíveis fósseis, também foi explorado.
Fato interessante
Ela é chamada de girassol porque, durante o dia, vira-se em direção ao sol. Curiosamente, isso acontece enquanto a planta é jovem, mas depois que ela amadurece, ela para de girar e permanece sempre na mesma posição.