Durante a pandemia, o consumo de leite cresceu muito na Colômbia, resultando no aumento do uso dos estoques e das importações. Essa situação levou a um aumento no preço do produto. De acordo com um relatório do Departamento de Pesquisas Econômicas, Setoriais e de Mercado do Grupo Bancolombia, em 2022 o aumento foi de 37%.
O referido documento afirma que, nos primeiros meses de 2023, o consumo econômico dos usuários apresenta uma forte desaceleração. E o setor de laticínios não escapa dessa realidade, pois o aumento do preço do leite está se refletindo nas vendas.
Isso é evidenciado pelas quedas anuais nas vendas em outubro (2,8%), novembro (9,4%) e dezembro (8,3%) de 2022, de acordo com o Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (DANE).
Coleta de leite
Outro ponto apresentado no relatório do Bancolombia, intitulado «Em 2023, o consumidor será o protagonista do negócio de laticínios».destaca os números da coleta, ou seja, o processo de transferência do leite e seu processamento em centros de pasteurização antes de ser comercializado.
Nesse sentido, o texto aponta que em Antioquia, principal produtor de leite da Colômbia, a estocagem aumentou apenas 1%, em contraste com outros departamentos, como Boyacá, que cresceu 17%, e Nariño, 9%. «O comportamento mês a mês começou a mudar; enquanto de junho a outubro a coleta cresceu entre 10% e 13% (variação anual), em novembro o aumento foi de apenas 2,7%, o que pode estar refletindo o menor apetite por compras por parte da indústria de processamento«, diz o relatório.
As perspectivas para o resto do ano
Apesar dos números desfavoráveis, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural disse que, para o restante de 2023, espera-se que o mercado permaneça estável. Por sua vez, a Associação Nacional de Produtores de Leite indicou que os preços do leite não devem subir este ano porque já houve um aumento em dezembro de 2022.
Por fim, gostaríamos de lembrar a você que o leite é um dos alimentos mais completos que existem, ajudando a fortalecer os ossos e os dentes e a reduzir o risco de osteoporose. Ele fornece a você nutrientes como cálcio, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B12 e D.