As cercas elétricas são uma ferramenta muito vantajosa na criação de gado, pois mantêm os animais em uma determinada área e os protegem de intrusos. Um sistema de cercas adequado pode aumentar a produção de pastagens por meio da rotação do gado, dividindo a terra em áreas de pastagem e de cultivo.
As cercas elétricas são fáceis de instalar e usam materiais leves. Você usa menos madeira e arame do que as cercas convencionais de arame farpado, o que é econômica e ambientalmente vantajoso.
Operação
O instrumento para gado é construído com vários postes, fios, isoladores e uma fonte de energia. Ela tem dois polos, um que será conectado à terra e o outro à própria cerca. A corrente elétrica é pulsada ao redor da cerca, passando pelo fio.
Nesse sentido, se um animal tocar o fio, o circuito aberto é fechado. A corrente passa por ele e é descarregada no solo, resultando em um leve choque no animal em questão.
Vantagens
Elas são mais econômicas: o custo de instalação e manutenção de uma cerca elétrica é consideravelmente menor do que o de uma cerca convencional. Os criadores de gado e especialistas da área apontam que a margem de economia pode variar entre 10% e 80%. Além disso, o carregador elétrico pode ser conectado a um painel solar para evitar a cobrança da conta de luz.
Além disso, esse tipo de cerca é muito durável. Com bons cuidados, elas podem durar até 25 anos.
Portabilidade
Sua flexibilidade lhe dá opções de portabilidade, facilitando a mudança de local sempre que necessário. Isso é muito útil quando você muda o tamanho e a forma dos piquetes.
Segurança
Elas ajudam a proteger os animais de predadores. Além disso, as cercas elétricas não causam nenhum dano ao gado, nem cortes ou irritação. Vale a pena observar que, depois que um animal recebe um ou dois choques elétricos, ele e o restante do gado aprendem a evitar a cerca. As cercas elétricas criam uma barreira psicológica em vez de uma barreira física.