De 26 de agosto a 3 de setembro, a 46ª edição da Expointer, uma das mais importantes feiras agropecuárias do Brasil, será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul.
Agricultores, estudantes de veterinária e agronomia, empresas de suprimentos e máquinas agrícolas, criadores de animais e outros profissionais da agricultura e do agronegócio se reunirão para apresentar os últimos desenvolvimentos e tendências nessas atividades produtivas.
O evento contará com jornadas técnicas, demonstração de máquinas, testes com animais e leilões, feiras de artesanato, concursos e eventos culturais. A Expointer é uma impressionante vitrine de marketing, que na edição de 2022 resultou em um faturamento recorde de 7.146.148.486,21 reais (cerca de 1,5 bilhão de dólares). Essas informações são fornecidas pelo site oficial da exposição.
Organização em pleno desenvolvimento
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura; pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Farsul; pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Fetag/RS; pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul, Simers; pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, Ocergs; pelomunicípio de Esteio; e pela Federação Brasileira dos Criadores de Animais de Raça, Febrac.
Os detalhes da exposição agrícola estão a todo vapor. De 10 a 31 de julho, o registro da imprensa está em andamento; jornalistas, influenciadores e outros representantes da mídia devem preencher os formulários no site do evento.
Atividades para toda a família
Os participantes do evento poderão apreciar a exposição de mais de 150 raças de bovinos, equinos, ovinos, caprinos, coelhos, aves, entre outros. Os maiores fabricantes nacionais de máquinas e implementos agrícolas também apresentarão seus últimos lançamentos e realizarão demonstrações técnicas.
Também será realizada a Feira da Agricultura Familiar, onde serão comercializados e vendidos produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, bolos, doces, salames, queijos, conservas, licores, embutidos, entre outros produtos.